Produzido pela fermentação de carboidratos, contem 7 calorias por grama, porem são calorias vazias pois não fornecem nenhum nutriente, além de prejudicar a absorção de nutrientes ingeridos nas refeições. É um depressor do sistema nervoso central.
O álcool é um irritante da mucosa gastrointestinal e diurético, o que contribui para a diminuição ou inibição de absorção e utilização pelo organismo de biotina, vitamina B1, B2, B3, B6, B12, ácido fólico, vitamina C, D e A, além dos minerais magnésio, zinco, ferro, cálcio e selênio.
Como também fornece energia, se consumido em excesso, pode diminuir o apetite, substituindo o consumo de alimentos nutritivos, levando a um risco de desnutrição, além de aumentar o risco de câncer, principalmente de boca, faringe, laringe e esôfago.
O consumo de álcool não deve ultrapassar 30 gramas por semana. Alem dessa quantidade esta relacionado a formação de LDL, de triglicerídeos e de gordura corporal.
Lembrando que o resveratrol presente no vinho tinto também pode ser encontrado no suco de uva e na casca das uvas.
Consumido poucas vezes por semana (30 gramas), os riscos são menores do que se consumido um pouco todos os dias.
Fonte: Autor: Carreiro, Denise Madi. Título: Entendendo a importância do processo alimentar
Praticar uma alimentação saudável e prazerosa ao mesmo tempo é mais fácil do que se imagina. Conte comigo, entre em contato pelo Whatsapp: (51) 99999-0503