Mitos sobre a proteína vegetal:
1) A proteínas vegetais são incompletas (carentes de aminoácidos)
A verdade: alguns alimentos podem apresentar teor baixo de um ou mais aminoácidos específicos. A combinação de alimentos de grupos diferentes fornece todos os aminoácidos em quantidade ótima.
2) As proteínas provenientes de fontes vegetais não são “tão boas” quanto as provenientes de fontes animais.
A verdade: a qualidade depende da fonte da proteína vegetal ou da sua combinação. As proteínas vegetais podem ser iguais ou melhores do que as proteínas animais.
3) As proteínas de diferentes alimentos vegetais devem ser consumidas juntas na mesma refeição para atingir um alto valor nutricional.
A verdade: os aminoácidos não precisam ser consumidos todos na mesma refeição. A maior importância está em consumi-los ao longo do dia.
4) Os métodos baseados em animais para determinar os valores de necessidade nutricionais de proteína são adequados para humanos.
A verdade: esses métodos costumam subestimar a qualidade nutricional das proteínas, já que as necessidades de proteínas e a velocidade de sua utilização é muito diferente entre os animais e os seres humanos.
5) As proteínas vegetais não são bem digeridas
A verdade: a digestibilidade varia de acordo com a fonte e o preparo da proteína vegetal. A digestibilidade da proteína vegetal pode ser tão alta quanto a animal para alguns alimentos.
6) Sem carne, ovo ou derivados do leite, a proteína vegetal não é suficiente para suprir a necessidade humana de aminoácidos.
A verdade: a ingestão de aminoácidos essenciais pode ser atingida tranquilamente apenas com as proteínas vegetais ou uma combinação delas com as animais (ovos, leite e queijo).
7) As proteínas vegetais contêm aminoácidos desequilibrados e isso limita o valor nutricional.
A verdade: não há nenhuma evidência de que esse equilíbrio seja importante. O que importa é que todos os aminoácidos atinjam o valor recomendado de ingestão ao longo do dia. Pode ocorrer desequilíbrio por uma suplementação inadequada de aminoácidos, mas esse não costuma ser um problema prático comum.
Fonte: Slywitch, Eric. Guia de Nutrição Vegana para Adultos da União Vegetariana Internacional (IVU). Departamento de Medicina e Nutrição. 1ª edição, IVU, 2022.
Praticar uma alimentação saudável e prazerosa ao mesmo tempo é mais fácil do que se imagina. Conte comigo, entre em contato comigo pelo WhatsApp: (51) 99999-0503