Telefone:

(11) 93305-8210

E-mail

nutri.fernandamoreno@gmail.com

Horário de funcionamento

Segunda à Sexta: 09h - 18h

🥒 Alimentos vegetais que possuem maiores quantidades de proteínas quase sempre são associadas as dietas vegetarianas, porém seu consumo traz benefícios para todas as dietas, pois além de contribuírem com o aporte proteico geral também são sempre ricas em vitaminas, minerais, fibras e substâncias bioativas, proporcionando benefícios inestimáveis à saúde e ao rendimento físico e emocional.

As fontes das proteínas vegetais são: cereais, leguminosas e oleaginosas

ℹ️ Por isso, vai uma dica aí: as oleaginosas podem ser acrescentadas nas refeições e lanches para complementar a quantidade de proteína, por exemplo: amêndoas, noz pecã, amendoim, avelã, castanha de caju, castanha do Pará, coco seco e gergelim tostado, semente de abóbora, linhaça, semente de girassol, pistache.

Além disso, é importante ter o cuidado de manter a variedade das fontes proteicas nas refeições combinando diferentes grupos alimentares, ou seja, o prato deve estar composto por um cereal e uma leguminosa, pois os aminoácidos que estão em menor quantidade nas leguminosas, estão em quantidades adequadas nos cereais, assim eles se complementam, sendo que não precisam ser consumidas na mesma refeição, mas ao longo do dia.

Obs. Aminoácidos são as moléculas que compõem uma proteína.

Dicas de como melhorar a absorção: germinação (germinar algumas sementes até as etapas iniciais do crescimento da planta), cocção, demolho, fermentação.

Exemplos de alimentos fontes de proteína vegetal:

Leguminosas: grão de bico, quinoa, feijão, pasta de amendoim, lentilha, tofu, proteína texturizada de soja, ervilha

Cereais: Arroz, aveia, milho, polenta, trigo, macarrão, cevada

🍎 Praticar uma alimentação saudável e prazerosa ao mesmo tempo é mais fácil do que se imagina. Conte comigo, entre em contato comigo pelo WhatsApp: (51) 99999-0503.

Artigos recomendados