Associação entre padrão alimentar à base de plantas e trajetória de envelhecimento biológico
A nutrição e a dieta têm sido defendidas como principais determinantes da saúde. Particularmente, os alimentos à base de plantas têm sido demonstrados como um dos principais fatores modificáveis do estilo de vida para a prevenção de doenças relacionadas à idade e a preservação do bom estado geral de saúde.
Evidências acumuladas de estudos epidemiológicos mostraram que um padrão alimentar à base de plantas está associado à diminuição do risco de mortalidade e à melhora da saúde neurológica relacionada à idade, incluindo menores riscos de demência e comprometimento cognitivo.
A dieta é um dos principais fatores modificáveis do estilo de vida, e os padrões alimentares à base de plantas previnem o desenvolvimento de doenças crônicas e promovem uma melhor saúde neurológica relacionada à idade. O padrão alimentar à base de plantas é geralmente definido como uma maior ingestão de vários alimentos vegetais (como frutas e vegetais, grãos integrais e leguminosas) e menor consumo de alimentos de origem animal.
Wang S, Li W, Li S, Tu H, Jia J, Zhao W, Xu A, Xu W, Tsai MK, Chu DT, Wen CP, Wu X. Associação entre padrão alimentar à base de plantas e trajetória de envelhecimento biológico em uma grande coorte prospectiva. BMC Med 2023 17 de agosto; 21(1):310. DOI: 10.1186/s12916-023-02974-9. PMID: 37592257; PMCID: PMC10433678.