Durante muito tempo, a saúde foi entendida simplesmente como o estado de ausência de doença. Considerada insatisfatória, esta definição de saúde foi substituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.
Sabemos dos altos percentuais da população que possuem transtornos psicológicos, afetando sua qualidade de vida, contudo, o que muitos não sabem, é que a composição nutricional ingerida no dia a dia pode contribuir para a redução de sintomas e combate desses transtornos.
Para isto, prestar atenção no que está ingerindo é fundamental:
✅ O que consumir: frutas, vegetais, azeite de oliva, fontes de ômega-3, castanhas e sementes.
‼️ O que evitar: bebidas açucaradas, refrigerantes, grãos refinados, carne vermelha e gordura trans
É indicado consumir alimentos ricos em triptofano, aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer momentâneo
Exemplos: cacau, banana, leite integral e a aveia em flocos
⚠️ Cuide da saúde da microbiota intestinal, que é composta por bactérias que regulam as funções do intestino e o humor. Mais de 50% da serotonina é produzida na mucosa intestinal.
✅ O que consumir: cereais integrais, legumes, frutas e verduras
Praticar uma alimentação saudável e prazerosa ao mesmo tempo é mais fácil do que se imagina. Conte comigo, entre em contato comigo pelo WhatsApp: (51) 99999-0503